segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dante's Inferno


Uma breve visita ao reino do tinhoso.

Dante's inferno é o tipo de jogo que preenche o vazio deixado quando se termina todos os games da saga God of war. Não há como deixar de comparar os dois jogos, são parecidos em muitos aspectos, mas não pense que Dante é um cópia barata de Kratos. Considere que God of War puxou algumas ideias de Rygar. Dante's inferno é parecido sim e muito com GoW, mas tem muita originalidade e esbanja criatividade, tem uma cara própria. Quem é fã de God of War ou Dark Siders vai gostar deste jogo incrível.

Beatrice deu a Cruz para Dante como presente
Dante's Inferno é um jogo eletrônico do gênero ação-aventura e Hack and slash. O jogo foi desenvolvido pela Visceral Games foi publicado pela Eletronic Arts para Xbox 360 e PlayStation 3.
Enredo: O jogo se baseia no poema épico de Dante Alighieri, a Divina Comédia. Não entenda "Comédia" como algo engraçado, o termo se refere a história com final feliz. Assim com "Tragédia" representa uma história com final trágico ou infeliz. No jogo você encontra diversos condenados correspondentes a cada círculo do inferno e vários monstros do poema. Controlando Dante, o jogador deve descer ao inferno passando por trechos dos nove círculos em busca da alma de sua amada Beatrice que foi levada por Lúcifer. 

Tamanho não é documento para Dante
No início do jogo Dante enfrenta a morte em pessoa, e vencendo o combate ele rouba a foice dela e a usa como arma. Voltando para sua casa, Dante percebe algo errado. Mas era tarde demais, seu pai e mulher haviam sido assassinados. Dante então vê a alma de sua amada sendo levada por uma sombra em direção a uma igreja próxima. Ao chegar no local encontra o poeta romano Virgílio, que o guia até os portões do inferno, e também através dos nove círculos. Cada círculo refere-se a pecados específicos, o cenário e os monstros do jogo são feitos de acordo como cada círculo. Há cidades, florestas, vales, rios e lagos para serem explorados mas de forma linear. Durante a jornada, Dante pode purificar as almas que encontra pelo caminho, ganhando em troca poderes "divinos" ou condena-las para receber poderes "malditos".

Os círculos do inferno são:
  1. O Limbo , onde ficam os virtuosos e pagãos.
  2. Vale dos Ventos, referente a luxúria.
  3. Lago de Lama, onde ficam os glutões.
  4. Colinas de Rochas, onde sofrem os gananciosos.
  5. Rio Estige, para os que cometem o pecado da Irá.
  6. Cidade de Dite/Dis, para os que pecam sobre heresia.
  7. Vale do Flegetonte, para os Violentos.
  8. Maleboge, para os fraudulentos.
  9. E por fim lago Cocite, da Traição. Onde Lúcifer esta aprisionado.
Lúcifer o aguarda no final do Inferno.
Comentário: É simplesmente um jogo incrível, cheio de ação, brutal e muito memorável. Não é perfeito, mas possui grandes qualidades. Os cenários são lindos, para não dizer extremamente macabras e aterradores (lindos na qualidade e detalhes). O enredo não é o melhor do mundo, não se compara aos feitos épicos de Kratos, mas é bastante interessante e rico em detalhes.

Apenas duas armas são usadas durante o jogo todo, a foice da morte e a cruz sagrada. Mas não pense que isso torna a ação repetitiva, existem inúmeras possibilidades de combos, golpes, magias etc. Durante o jogo você deve decidir se condena ou absolve as almas encontradas, dando para Dante pontos de experiência do "bem" ou do "mau". Assim você pode escolher quais poderes quer aumentar, se da cruz ou da foice. Além dos itens e equipamentos que garantem habilidades extras

Monstros horrendos não faltam, e muitos deles exigem estratégias únicas para serem vencidos. O design das criaturas é criativo e variado, além dos belos cenários e enigmas diversos para serem resolvidos. Uma pena tudo ser tão "espremido", tão rápido em certos trechos. Sempre dá vontade de saber mais sobre aquele lugar, mas tudo passa rápido demais, com fazes curtas e simplificadas. O tema é vasto e poderia ser usado em pelo menos mais dois jogos, talvez dividindo os 9 círculos em 3... sendo um jogo para cada 3 círculos. Poderia ser mais detalhado nesse aspecto, com fases mais longas e melhor aproveitadas. Mas infelizmente os produtores resolveram apertar tudo em um só jogo. Não que seja curto demais, é apenas um desperdício de eventos, de histórias, de possibilidades. 

Dante VS Kratos, quem venceria?

No geral é um jogo que vale a pena ser jogado, é épico em muitos momentos, com bastante ação e violência. Destaque para as cenas em CG muito bem feitas. Não supera God of War de maneira alguma, mas serve como consolo para o jogador que ficou com gostinho de quero mais ação. Mas, no fundo o sentimento ao jogar é de desperdício. Uma ideia incrível desperdiçada. Mas não deixa de ser um grande jogo!

Não há censura no circulo referente a Luxúria.



Pontos Positivos: Gráficos belos e designs criativos, variedade incrível de combos, golpes e magias. Ótimas referencias a Divina Comédia e aos nove círculos do inferno.

Pontos Negativos: Deveria ser maior, as fases são ótimas porém muito curtas. Alguns trechos são totalmente inúteis.

Modo de jogo: Single Player.


Lançamento: Fevereiro de 2010 para PlayStation 3, Xbox 360, PSP e PC.

Site oficial: http://www.ea.com/dantes-inferno

Trailer: 
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/www.thegamediary.com.br

Um comentário:

  1. Muito boa a análise, esse é um dos melhores jogos que jogo nessa geração.
    Se lembrarmos que é uma adaptação do longa animado Dante's Inferno, que tem apenas 2 horas, nesse ponto eu discordo do tamanho do game, acho que ficou bom, como na própria matéria diz, existem trechos inúteis, se ficasse maior ou fosse uma trilogia talvez, seria arrastado demais.

    A matéria está ótima!

    ResponderExcluir